Blogger ou SAPO Blogs, que plataforma escolher? - A Maria Rita

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Blogger ou SAPO Blogs, que plataforma escolher?

blogger_ou_sapo_blogs

Para aqueles que não sabem, este blog já passou por várias fases. O nome já mudou duas vezes e a plataforma também. Comecei no Blogger mas, passado alguns anos, decidi testar os blogs do Sapo. Depois de alguns meses percebi que teria que mudar de plataforma novamente e regressei ao Blogger. A melhor opção seria o Wordpress mas, devido a questões monetárias, tive que ficar pelo Blogger, pelo menos por agora. 

Estas trocas todas tiveram consequências. Deram-me bastante trabalho e fizeram com que perdesse alguns seguidores, nomeadamente aqueles que me seguiam através da própria plataforma. Por isso mesmo, e como sei que esta é uma das questões que surge na cabeça de muitos portugueses quando decidem criar um blog, venho falar-vos da minha experiência nestas plataformas para que vocês possam decidir de forma mais simples. Afinal, "Blogger ou Blogs do Sapo?".

Tema do blog e layout

No que toca à possibilidade de personalizar o aspecto do blog, o Blogger dá-nos mais liberdade que o Sapo Blogs. Se queremos mudar o tema no Blogger, podemos escolher entre os temas que o mesmo tem disponíveis ou podemos procurar temas através do Google e encontramos uma imensidade de opções, quer gratuitas, quer pagas. Para personalizar o tema no Sapo Blogs a escolha é limitada. Ou optamos por um dos temas disponíveis na plataforma (não tendo acesso ao código HTML do mesmo) ou a outra opção é aventurarmo-nos no mundo do CSS e personalizar o tema por completo à nossa maneira. Ainda assim, na plataforma podemos encontrar temas de vários estilos e até é provável que exista um que nos encha as medidas. Personalizar um tema destes nos Blogs do Sapo é realmente muito simples e basta saber ler para o conseguir fazer mas essa facilidade vem acompanhada de opções limitadas de escolha. 
Resumidamente, no que toca à personalização do layout, o Blogger está à frente do Sapo. O Blogs do Sapo será uma boa opção se não forem muito esquisitos e procurarem algo fácil.

O editor de posts

Os editores de posts de ambas as plataformas são semelhantes. Nos Blogs do Sapo existe a opção de criar tabelas de forma simples mas isso também pode ser feito no Blogger através do editor HTML. A razão principal que me fez abandonar os Blogs do Sapo estava relacionada com o editor de posts. Este editor não aceita certos códigos externos  (como por exemplo o widget do Lookbook e por aí fora), eliminando-os.

A divulgação

Uma característica que faz muita gente optar por a plataforma do Sapo é o facto desta ter um local de divulgação das publicações que vai além das pessoas que nos seguem. Caso entrem na secção de blogs do Sapo, encontram os destaques e ainda uma barra cor-de-laranja com os últimos posts publicados, os mais lidos e ainda aquilo a que eles chamam de planetas. Os planetas são secções que apresentam posts de blogues de certos nichos. Quando estava no Sapo, pedi à equipa para ser adicionada ao planeta "Moda" e a equipa prontamente o fez. Embora não recebesse muitas visitas dessa área, acabava por receber sempre algumas. A melhor forma de receber visitas era ter um post destacado mas, pelo menos no meu caso, isso aconteceu apenas duas vezes.

A comunidade

Ambas as plataformas têm uma área de leitura de blogues, em que podemos acompanhar aqueles que estamos a seguir através da mesma. Aquilo que eu noto é que no Blogger tenho muitas mais pessoas a acompanhar o blog desta forma sendo que muitas pessoas que me comentavam anteriormente, deixaram de o fazer quando eu estava no Sapo e agora voltaram a fazê-lo. Pessoalmente, sinto que no Blogger recebo mais feedback. Para além disso, acho que o Sapo fará sentido se o objectivo for o público português. Se procurarmos leitores a nível internacional, o Blogger será uma melhor opção.


Para finalizar, gostaria de dizer que considero que ambas as plataformas são, de certa forma, semelhantes. O melhor será mesmo definir os nossos objectivos para o blog e, considerando as forças e as limitações de cada plataforma, tomar uma decisão. Espero que este post vos ajude! 


Acompanhem-me também pelo Instagram! Podem fazê-lo aqui! ♥

16 comentários:

  1. Gostei bastante da tua explicação em relação as plataformas eu não percebo assim muito sobre isso!
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão que deve ser abordada aquando da criação de um blog. A plataforma pode infuenciar bastante o resultado que obtemos. :)
      Ainda bem que gostaste da minha explicação. Obrigada!

      Eliminar
  2. One mistake bloggers or influencers make is not searching for this informations before we start blogging, this is same as comment system.
    New post
    https://www.melodyjacob.com/2018/10/5-tips-to-collaborate-successfully-with.html

    ResponderEliminar
  3. O Blogger parece-me melhor pelo simples facto de pertencer à google e, consequentemente, aparecer nos resultados das procuras no motor de busca com muita mais facilidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não necessariamente. Acho que isso depende do tema escolhido e do número de artigos escritos sobre esse assunto, assim como o SEO. Um post no Blogger com mau SEO não vai aparecer antes de um do Sapo com SEO direitinho. :)

      Eliminar
  4. Eu estou no blogger e ainda não senti necessidade de mudar...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. eu nunca usei o SAPO blogs, mas percebo que a plataforma tem vantagens por causa da integração no SAPO....

    pessoalmente, tendo usado sempre o Blogger, se fosse mudar agora era para wordpress que é o standard da industria...

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu mudei para o SAPO Blogs e embora gostasse da plataforma, senti-me limitada e decidi voltar para o Blogger.
      Se mudar outra vez será para o Wordpress também, mas só no futuro...

      Eliminar
  6. Oi ana,

    Eu nem conhecia esse sapo blog, mas lembro que foi uma duvida imensa quando eu fui montar o meu, plataforma é uma coisa bem complicada e vai de pessoa para pessoa, tentei imigrar para wordpress por conta ja ter uma experiencia anterior (um bloguinho bem pequeno) com ele mas depois de um tempo não consegui dispensar o blogger, e optei por ele mesmo até os dias de hoje.

    Me sinto mais confortavel com a edição, e formatação. Sem contar que existe um grande esfera que atua la, eu simplesmente amo hahahah <3 Mas amei seu post, deu para sanar muitas duvidas, e vai ajudar o pessoal novo que está entrando no mundo blogosfera agora uhuuuuu

    Amei o post, bjs de estrela

    ja segui o blog

    ❤️http://dosedeestrela.blogspot.com/❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Samanta! Obrigada pelo teu comentário. É normal que não conheças o SAPO blogs uma vez que se trata de uma plataforma de blogs portuguesa.
      Seria apenas uma opção para quem queira produzir conteudo para um publico portugues :)
      Eu ainda não tentei o Wordpress mas quando o fizer será o Wordpress.org, apenas nao o fiz até hoje por questões monetárias! Beijinho

      Eliminar
  7. Eu comecei pelo sapo blogs e depressa mudei para o blogger :) Não podia estar mais de acordo contigo.

    Comecei a seguir. Um beijinho
    https://amaria-do-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Amazing!!

    https://julesonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Nunca experimentei o Sapo. Sempre me mantive no Blogger :)
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  10. obrigada pelo comentário <3
    acho esta publicação ótima :D

    www.pinkie-love.com

    ResponderEliminar
  11. Achei este post muito interessante porque sempre achei que o blogger era melhor porque havia mais gente que eu conhecia a usá-lo, de maneira que nunca percebi muito as diferenças entre este e o sapo, mas fiquei super esclarecida :)

    https://sixmilesdeeper.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Bem... Nunca utilizei nenhuma das plataformas, mas gostei imenso de aprender sobre elas... Decidi atirar-me de cabeça e utilizar o wordpress.org com um domínio pago... Até agora não me arrependo porque tenho imensas opção, que pelo que percebi também é possível ter com o Blogger...

    Beijinhos,
    I'm Patrícia Silva 😘

    ResponderEliminar

Thank you for all your comments and support! I appreciate all the opinions that you give me, wether they are good or bad. I'm here to learn more and more everyday. I always answer your comments.

Hope you like my blog! xo